A primeira unidade da Academia Bio Ritmo foi inaugurada em Santo Amaro, bairro populoso e de classe média em São Paulo.
A Academia Bio Ritmo foi criada em maio de 1996 por Edgard Corona, engenheiro químico de formação e apaixonado por atividade física desde sempre.
A ideia inicial era ter uma academia só de natação, contudo o projeto ainda tinha lá seus defeitos. Faltava espaço para um bom estacionamento e o projeto arquitetônico beirava a catástrofe. Muitas ideias e reformulações vieram através de conversas com consultorias contratadas.
Surgiram as áreas de musculação, salas de ginástica, contudo o grande lance foi oferecer aulas de lutas.
A Academia Bio Ritmo de Santo Amaro começou a dar resultado depois que conseguiram mudar para um lugar melhor, no mesmo bairro (e após mais de dez anos de prejuízo). Um espaço com 3 mil metros quadrados e com o tão necessário estacionamento. Tudo deu certo entre 2007 e 2009, até que o novo endereço foi desapropriado pela Prefeitura para a construção do Metrô.
A experiência em Santo Amaro ensinou tudo sobre erros que podem acontecer quando se lança uma academia, mas também mostrou muitos acertos. Um dos consultores deu a boa dica: havia um ponto em plena Avenida Paulista, o coração da economia de São Paulo.
Um detalhe: era no segundo andar do Conjunto Nacional, será que alguém pegaria elevador para ir à academia? E como divulgar o espaço, sem fachada à vista?
Edgard Corona resolveu apostar.
Depois dos erros de projeto na academia em Santo Amaro, Edgard sabia exatamente o que não fazer. Por isso, antes de começarem as obras na Paulista, ele e sua esposa, Soraya, viajaram para Londres e a inspiração para a nova academia veio não do próprio segmento, mas de hotéis e restaurantes que frequentaram. Notaram que os lugares ofereciam experiências completas, ambientes que encantavam, ao contrário da maioria das academias no Brasil, que não eram nem de longe bonitas ou confortáveis.
Outra novidade foi implementar na nova academia a iluminação cênica. Para comandar este projeto foi chamado um arquiteto de renome, João Armentano, um dos mais consagrados profissionais do país, que criou uma ambientação que unia conforto, tecnologia e beleza. Em 1997, a unidade Paulista da Academia Bio Ritmo foi inaugurada. Destaque para a decoração com aço escovado, madeira, iluminação cênica e um ambiente que combinava conforto com alta tecnologia.
Arquitetos são sonhadores e adoram desafios. Então, quando recebi o convite da Bio Ritmo, soou como música e adorei o desafio. Começamos pela Unidade da Avenida Paulista com um novo conceito, inusitado para o mercado brasileiro. Diferentemente de outras academias, era um espaço agradável, confortável, rico em iluminação natural, inteligente. Um lugar do qual você sente falta quando não está.
Sou muito orgulhoso em fazer parte dessa história.
- João Armentano - Arquiteto do Projeto
O público gostou da novidade e lotou a academia. Ter que pegar elevador nem de longe era um empecilho e até hoje a unidade é uma das maiores e mais frequentadas da Academia Bio Ritmo. E o que era apenas uma academia passou a se consolidar como rede, com a inauguração de novas unidades no mesmo ano, Morumbi e Shopping Continental, marcando o início da expansão da marca.
Surgiram outras academias, inclusive corporativas, inseridas em grandes empresas como Santander, Porto Seguro, Volkswagen, Abril e Itaú, por exemplo.
Mas, antes da expansão, viria nova quebra de paradigma no mercado: um jeito novo de vender.
Até hoje, em muitas academias, o processo de vendas segue uma receita irritante (apresentação da estrutura, disponibilização dos planos e marcação de uma dade ta avaliação física). Até 1997, a própria Academia Bio Ritmo seguia este padrão, mas Edgard Corona queria mudar. Em uma viagem ao exterior para participar de um encontro da IHRSA (International Health, Racquet & Spostsclub Association) que ele conheceu uma especialista norteamericana que se tornou uma consultora.
A partir da implantação do novo processo de vendas, não havia mais passeios sem sentido pela academia, muito menos informações óbvias como “você está acima do peso”. Tornou-se uma conversa com um consultor especializado em entender exatamente os anseios do cliente.
O final dos anos 90 e início da década seguinte marcaram um tempo de expansão e de novidades para a Bio Ritmo. Em 1998, a Academia Bio Ritmo inaugurou mais uma unidade, no Morumbi. Já em 2001, passou a investir pesado em publicidade, através de outdoors de alto impacto espalhados por toda a cidade de São Paulo, mudando as imagens toda quinzena.
Foi inaugurada a unidade no bairro de Higienópolis em 2005, trazendo mais inovações, como o uso da luz para criar uma cenografia, “emoldurando” os diversos espaços da academia e aumentando a sensação de bem-estar, prazer e sofisticação.
Em 2004, em mais uma viagem ao exterior, participando de um seminário da IHRSA, Edgard Corona conheceu o especialista Paul Brown, criador de um programa chamado Face 2 Face, cujo foco principal é o acompanhamento individual de cada novo aluno, que deve vir à academia 3 vezes por semana, para um treino de apenas 30 minutos. Em 45 dias, os resultados já aparecem, incentivando a frequência do aluno em outros treinos, programas e aulas, de acordo
Até hoje, o Face 2 Face é um dos grandes diferenciais da Bio Ritmo, que tem exclusividade sobe o programa no Brasil.
Com o negócio aumentando cada vez mais, Edgard Corona passou a sentir o peso de tantas decisões diárias. Até aquele momento, ele administrava sua empresa como a maioria dos empresários: de cima para baixo. Então, veio a Metanoia.
A Metanoia é um método criado pelo educador, conferencista e escritor Roberto Tranjan, que atua na área de administração de empresas.
A Academia Bio Ritmo foi criada em maio de 1996 por Edgard Corona, engenheiro químico de formação e apaixonado por atividade física desde sempre.
Não apenas Edgard, mas seus colabores na área de gestão passaram pelo treinamento.
Resultado? Uma gestão horizontalizada que, não à toa, forma os próprios líderes, seja nas academias como na administração central.s
Na Bio Ritmo, a onda de inovações veio forte com o lançamento do conceito de “mall Fitness”, começando pela unidade Morumbi Town.
Neste conceito, em uma mesma academia, são implementadas várias academias:
Combina corrida na esteira e exercícios com halteres, rubber band e atividades calistênicas. O Race Bootcmap tem como objetivo trabalhar o corpo intensamente com treinos de 45 a 60 minutos, garantindo a queima calórica ao longo do dia.
Circuito em formato HIIT (High Intensity Intermittent Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), oferece treinos intensos ao participante que passa por quatro estações, revezando entre: air bike, remo, step deck e halteres.
É uma academia composta por diferentes treinos de bike. Em um ambiente trabalhado e apoiado em tecnologia, os alunos são desafiados a partir de estímulos visuais e sonoros, competindo com colegas e contra si mesmo para superar limites.
Treinos funcionais completos que exploram movimentos que trabalham força, resistência, agilidade e potência de maneira integrada.
Possui três estações com esteiras inovadoras, caixas de saltos e uma área de kettlebells que proporcionam diferentes atividades capazes de desenvolver desde força até a velocidade.
Vários destes treinos diferenciados foram para as ruas em forma de academias-boutique, como a microgym Race Bootcamp.
Outras microgyms foram criadas especificamente para ambiente externo, como a Vidya (yoga) e o Nós, treino funcional coletivo, marca que funciona como franquia, na qual profissionais de educação física se tornam empreendedores dos estúdios.
Logo, surgiram também novas microgyms, como Tonus Gym (musculação) e Jab House (treino funcional e boxe combinados), sem falar na startup TotalPass, uma agregadora de academias para atender ao mercado corporativo e completar o Grupo Bio Ritmo, junto com a marca Smart Fit e a compra rede high end chilena 02, com 15 academias.
Atualmente, são 30 unidades:
São Paulo – Capital
Chácara Santo Antônio
Higienópolis
Itaim Bibi
Moema
Morumbi
Morumbi Town
Nações Unidas
Santana
West Plaza
Corporativas (SP)
Bradesco
Itaú-Unibanco CAT
Itaú-Unibanco CE
Itaú Unibanco CT
Mercado Livre
Porto Seguro
Santander Radar
Santander Sede
Grande São Paulo e Interior
Santo André
São Caetano
Santos
Tamboré
Limeira
Piracicaba
Outros Estados:
Belém (PA)
Pepê (RJ)
Shopping Metropolitano (RJ)